quinta-feira, 25 de setembro de 2008

portugal em grande

A realidade

Durante os séculos 15 e 16, nós fomos os reis do mundo (ou, no mínimo, uns deles). A seguir a este período mágico, começou o período da decadência. Os portugueses começaram a esbanjar toda a riqueza que tinham. Na verdade, passámos de convencidos a parvos, de ricos a pobres. Nunca na história deve ter havido uma alteração tão grande na moral de um povo. Ao longo de um século passámos de reis a plebeus. E como, com os portugueses (já vão perceber isso a seguir), um azar nunca vem só: o terramoto de 1755 veio agravar o estado psicológico dos portugueses. Para além de parvos e pobres, passámos a ter um trauma que ainda hoje nos apoquenta: pessimistas. Até aos dias de hoje começámos a intitular-nos de coitadinhos, uns infelizes, sempre que algo menos bom acontece.

A esperança

Estou bastante convicto as coisas estão a mudar. E não é por mais nada.. é que tudo é cíclico. Temos imensos exemplos disso, como a India, a Irlanda, a China. E, na verdade, hoje em dia vejo os portugueses a serem mais confiantes, a aproveitar melhor a inteligência, e também mais patriotas. Se conseguirmos deixar de ser corruptos, está feito.

Agora a sério.. Estou plenamente convicto que ainda vou ver Portugal como um país bastante influente no mundo. O que me assusta é o que virá a seguir... um terramoto??

Estão-me a mandar desligar o portatil e, antes que chegue à lua, o melhor é aterrar na terra.

Sem comentários: