domingo, 2 de setembro de 2007

São Miguel

A ilha de São Miguel é a maior do arquipélago e a que tem mais pontos de interesse.

No primeiro dia, vimos toda a parte ocidental da ilha, onde estão a maior parte das lagoas. As mais conhecidas são, a das “sete cidades” (duas lagoas juntas, em que uma é azul e a outra é verde) e a lagoa do fogo (que está na foto). É impressionante a quantidade de lagoas, e toda a beleza natural envolvente.
Outro ponto de interesse é a Caldeira Velha. Trata-se de uma cascata em que a água é quente, vermelha e cheira a enchofre. Por baixo há lago pequeno em que parece que estamos a tomar banho mesmo num caldeirão.


No segundo dia visitámos o vale das Furnas e toda a costa oriental da ilha. No dia anterior reservei uma almoçarada do famoso “cozido das furnas”. A zona junto à lagoa das furnas é assombrosa. Fumo a sair da terra, lama a borbulhar por todo o lado, parece que tudo vai explodir a qualquer momento (se tivesse que acontecer que fosse depois de retirarem o nosso almocinho lá de baixo). É interessante assistir ao momento em que tiram da terra as várias panelas do cozido, e mais interessante ainda comê-lo dali a uns minutos, estava excelente!


A costa oriental da ilha é deslumbrante. Há dezenas de miradouros para as encostas junto ao mar e eu parei em quase todos eles.. parecia que cada um era melhor que o anterior.
Na manhã do terceiro dia, aproveitámos para dar uma volta em Ponta Delgada. O avião para o Faial partia a seguir ao almoço.


No aeroporto de São Miguel passou-se o momento menos bom das férias. O avião estava atrasado, de meia em meia hora diziam que havia problemas técnicos e que dali a meia hora davam mais informações. Resultado, passaram-se seis horas.. seis horas preciosas numas férias de uma semana! Eram nove da noite, quando apanhamos o autocarro para um angar do aeroporto (“humm isto não me parece bem...trazerem-nos para a oficina”). Bem pensado bem feito.. descolámos, e passado uns 15 minutos: “senhores passageiros, devido a um problema técnico vamos ter que voltar para Ponta Delgada”. Bonito... depois de seis horas de espera, foram testar o avião connosco lá dentro! Apesar de tudo, acabou bem. Aterrámos, e ao fim de meia hora estavamos a entrar noutro avião que entretanto tinha chegado. Dormimos no Faial!

1 comentário:

Andreia Abrantes disse...

Bem, parece-me que tiveste umas excelentes férias!
Eu conheço a ilha de São Miguel e acho-a de uma beleza encantadora. Visitei cada recanto da ilha e cada um é melhor que o outro.
Recomendo uma visita aos Açores, a todos aqueles que julgam que só fora de Portugal é que existem destinos de interesse.
E eu só conheci uma das ilhas. Faltam-me as outras!