sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Santa Maria

A minha viagem começou na ilha de Santa Maria!

Finalmente ao fim deste tempo todo, fui visitar a minha mana. Por pouco já só a apanhava em Lisboa.. mas mais vale tarde que nunca e ela recebeu-me bem!


Santa Maria é a terceira ilha mais pequena dos Açores, e vive à sombra da ilha de São Miguel. Aliás, a ilha está completamente dependente do centro de controle aéreo, e sem isso, limitava-se a ser o spot de férias dos vizinhos de S. Miguel.
Deverão estar a perguntar "mas se a ilha é pequena e tem pouca gente, por que motivo essa história dos aviões é tão importante?": nesta ilha está um centro de controle que controla o espaço aéreo de um quarto do atlântico norte. Ou seja, todos os aviões que atravessam esta zona do atlântico são controlados em Santa Maria.


Apesar da ilha ser das menos interessantes em termos de beleza natural, tem um ambiente muito simpático. Não sobrou tempo nos dois dias e meio que lá estive. Um dia é suficiente para dar uma volta à ilha passando nos principais pontos de interesse. O outro ocupei-o na praia e numa volta à ilha, mas pelo lado de fora, de barco. A praia de Santa Maria é a única praia de areia branca nos açores, e a água sempre quente, como nós gostamos.



Como era de esperar, tive direito a uma visita guiada e com detalhe às salas onde cuidam de nós quando andamos nas nuvens. Muito interessante!!
Um dos momentos altos foi quando subimos à torre do aeroporto. Como era noite e já tinha sido o último voo do dia, não estava ninguém. A Marta lá me começou a explicar como tudo aquilo se processa. E quando chegámos à parte iluminação das pistas, surgiu-me uma ideia luminosa.. "e se experimentássemos acender tudo!?"... e a minha mana pensou durante um segundo "hummmm bora lá!"... e plim, o aeroporto ficou todo iluminado!!.. após um momento de contemplação, lembrou-se "penso que acabámos de acordar os bombeiros", e apagámos tudo rapidamente!!

Sem comentários: