quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Aventuras Financeiras

Eu sou um tipo com azar.. muito azar mesmo, no que diz respeito a investir em mercados financeiros. Bem.. pode não ser só azar..

Aqui há tempos consegui juntar um “pé de meia” (expressão estranha), com a venda da casa no algarve. E tive uma ideia, que à partida pareceu boa, mas rapidamente passou a ser uma triste ideia. Resolvi investir uma boa parte desse dinheiro, em mercados financeiros.

Com o meu entusiasmo característico, sempre que me lembro de alguma coisa nova, comecei a ler imensa informação sobre o assunto. Cheguei mesmo a subscrever uma assinatura experimental (felizmente) do Finantial Times. Todos os dias, chegava a casa e tinha o jornalito à espera para ler. As coisas começaram bastante bem. Tudo subia.. o que lia no jornal era só informação positiva.. vivia com alegria! Aprendi imenso (mercados accionistas, mercados cambiais), sentia-me a ficar um “expert” na matéria.

Ao fim de uns dias, começaram a sair más notícias relacionadas com o mercado de crédito hipotecário nos EUA (entretanto já todos ouviram falar, mas na altura ninguém sabia o que isso era). E os mercados começaram a descer. Num ápice deu-se o “crash” (ou o carinhoso “mini crash” como alguns jornais chamaram). É curioso.. aprendi que quando as coisas correm mal na economia, tudo o que era bons investimentos passa a ser maus investimentos (sejam acções, mercados cambiais, tudo.. mesmo tudo!!).

Bom neste momento, as coisas já estão a melhorar e estou novamente a voltar ao ponto de retorno.. quando tiver saldo positivo, vendo tudo!

Mas, de facto.. Eu vou a todas!! Em 1999 estive presente quando houve o “crash” da bolsa. Este ano voltei a entrar na melhor altura. No próximo “crash” irei estar lá com certeza! Entretanto esqueço-me do filme.. e entro novamente uns dias antes!!

Bem.. agora que escrevi isto, pode ser que na altura relembre, e não me meta onde não sou chamado!