quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

o nórdico é mais inteligente?

Podem achar o título um bocado parvo, ou então, que sou preconceituoso. Na verdade, de preconceito não tenho nada, e até gosto bastante da cultura mais caliente.

Apenas lembrei-me disto porque li algures uma teoria, no mínimo original. Dizia que quanto mais frio é o clima, maior é o poder de oxigenação, e este é essencial para o desenvolvimento do cérebro. Assim, quanto mais frio é um país, maior é a tendência para ser desenvolvido. “Será que com o aquecimento global, e pela evolução da espécie, vamos ficar todos mais burros?”

Eu já me tinha questionado sobre este assunto “Porque é que quanto mais quentes são os países, menos desenvolvidos são?”. Aquilo que sempre pensei, foi que quanto mais quente é o clima, maior é a moleza. Tudo se torna mais lento. E quanto menor é a produtividade, menor é o desenvolvimento do país, e o próprio poder intelectual das pessoas.

A parte menos boa (para nós), é que nós estamos a meio caminho entre a Europa e África (não só no desenvolvimento, mas em muitas outras coisas).

Bem... vou trabalhar..

Sem comentários: