quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

estranhas diferenças

Há alguns aspectos na Suiça, os quais eu não fazia a mínima ideia.

Há coisas que fazem parecer estarmos noutro continente
As fichas de electricidade são diferentes (de tudo). É necessário comprar um adaptador para podermos utilizar os aparelhos eléctricos.

Há coisas irritantes
Infelizmente, temos que utilizar portáteis próprios da empresa. Infelizmente porque há duas letras trocadas nos teclados suiços. Isso mesmo. A tecla 'Y' está trocada com a tecla ‘Z’. Sendo que a documentação é toda em inglês, e eu tenho a letra Z em todas as passwords, imaginem o meu desespero.

Há coisas estranhas
As lojas fecham todas as 19h, sem excepção. Seja em centros comerciais ou lojas de rua. No entanto, à quinta-feira fecham às 21h. Isso mesmo, não é sexta-feira nem sábado, é quinta-feira!

2 comentários:

Espargatassio disse...

axo q tás a adorar isso....ainda ficas por aí ;)

SG disse...

Desses aspectos, o único que é "exclusivo" dos suiços é o que diz respeito às fichas de electricidade. O resto é comum a outros países da Europa-que-não-do-Sul.
Por tradição, quinta-feira é o dia em que se trabalha até mais tarde (mesmo em termos de atendimento ao público na maioria dos serviços administrativos) para compensar o facto de, na sexta-feira, quase toda a gente sair mais cedo (mesmo as escolas e infantários despacham a criançada antes da hora "normal").

Para nós soa sempre a estranho, porque estamos habituados a fazer compras depois do jantar ou a ir ao centro comercial ao domingo. Mas, neste lado da Europa, os nativos vão ao supermercado às 7 ou 8 da manhã e passam os domingos maioritariamente nos parques, montanhas e afins.

É o "european way of live"!