quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

segundo mundo

Ontem, ouvi uma expressão pouco comum: “segundo mundo”.

Já tinha ouvido falar do primeiro mundo e, ainda mais, do terceiro mundo. Mas não me lembro de um segundo.
Sempre pensei que não existisse. Que seria, apenas, uma forma de distanciar mais os países pobres dos países ricos. Fiquei intrigado, e perguntei-me se Portugal seria do segundo ou do primeiro mundo?!

Às vezes parecemos do terceiro mundo. Será que o segundo mundo são aqueles países do primeiro, mas que às vezes parecem do terceiro?!

Depois de uma curta investigação, fiquei a saber que, efectivamente, existem três mundos e nós somos do primeiro! Fantástico..

3 comentários:

Andreia Abrantes disse...

Portugal é considerado um País de primeiro mundo.É um facto. Mas julgo que todos nós ao consultar a lista no site Nations Online, nos questionamos se estaremos realmente em igualdade com os restantes Países mencionados. Em alguns casos parece-me lógico que Portugal mereça essa nomeação, noutros não tanto assim.... acho que ainda nos falta percorrer um longo caminho para nos sentirmos realmente um País do primeiro mundo. Enfim, pelo menos temos o nobre estatuto.. falta às entidades competentes fazer com que sejamos merecedores do título!
bjs

Anónimo disse...

Oi prémio para si no «Golfinho Alegre». Continuação de uma boa semana.

Anónimo disse...

Feliz Ano Novo, cheio de saúde,paz e alegria!